O Museu

O edifício da Bolsa Oficial de Café passou por restauração, concluída em 1998, realizada com muita competência pelo Governo do Estado de São Paulo, tornou o prédio um monumento de grandiosa imponência histórica, oferecendo instalações muito adequadas para o funcionamento do Museu do Café, dentro de uma concepção moderna e versátil. No mesmo ano foi concedido à Associação dos Amigos dos Cafés do Brasil, através do Decreto Estadual n° 43.389, de 18 de agosto de 1998, a Permissão de Uso, com o propósito bem definido de ser instituído o Museu do Café.

A Associação dos Amigos do Museu dos Cafés do Brasil constituída pelas principais entidades de classes, torrefadores, produtores, exportadores, comerciantes, corretores e uma gama de associações, jurídicas ou não, do setor cafeeiro que acreditaram na viabilização do Museu do Café.

A partir da restauração do edifício sede da Bolsa Oficial de Café em Santos, à Associação dos Amigos dos Cafés do Brasil com o objetivo primordial de instalar, manter, administrar e tornar nacionalmente conhecido o "Museu do Café", desenvolveu o processo de musealização para sua criação, de autoria da Profª Maria Cristina de Oliveira Bruno, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e após a aprovação do Departamento de Museus do Estado de São Paulo pelo Ofício DT/DEMA nº 328/2000, foi instalado no térreo e primeiro pavimento, que tinha como pretensão apresentar aos visitantes a memória do comércio de café que ocorreu na Cidade desde o século XIX repercutindo nacionalmente.

A partir desta aprovação, a primeira iniciativa implementada foi a Cafeteria que se tornou a principal atração turística do centro histórico santista. Em 22 de julho deste ano, retomou-se as exposições de longa duração e temporárias, a mostra do acervo, ainda em captação, Centro de Preparação de Café, e ainda, foi inaugurada uma sala de vídeo onde os visitantes assistem filmes sobre café.

Informações Museu do Café

Rua XV de Novembro nº 95, Centro - CEP: 11.010-151 Santos / SP

Telefone:
+ 13 3213-1750

Fax:
+ 13 3219-5585

Horários:
Terça a Sábado
das 09h às 17h

Domingo
das 10h às 17h

Ingressos:
Inteira: R$ 5,00
Meia: R$ 2,50

Normas para visitação:
Visualizar normas

Regulamento de compras e contratações:
Veja os processos
Baixe o Regulamento

Instituição filiada ao ICOM
Saiba mais

Trabalhe Conosco
Saiba mais

Ver Mapa VisitasPara agendamento de grupos, por favor faça download da ficha de agendamento e das normas para visitação de grupos , preencha e entre em contato.

Telefone: +13 3213-1750 ou mande-nos um e-mail.


O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência conta com acervo bibliográfico, documental e referencial sobre diferentes aspectos do café e sua história. Clique aqui para acessar o Banco de Dados, ou aqui para saber mais.


Ouvidoria da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Atendimento pessoal ou carta:
Rua Mauá, 51- 3º andar sala, 307 Luz - SP
CEP: 01028-900
2ª a 6ª das 9:00 às 17:00


Telefone: (11) 2627-8054
Fax: (11) 3222-6971

E-mail:
ouvidoria@cultura.sp.gov.br